A lágrima tem como principal função lubrificar a superfície ocular. A drenagem da lágrima é feita com a ação das pálpebras e das vias lacrimais até uma porção interna do nariz. As vias lacrimais são compostas pelos pontos lacrimais (superior e inferior), os canalículos (superior, inferior e comum), o saco lacrimal e o ducto naso lacrimal.
Os testes para avaliaçao das vias lacrimais, permitem ao médico saber se há obstrução e em qual nível do canal lacrimal está o problema.
Dentre os exames para a avaliação anatômica da vias lacrimais, destacam-se:
1) Avaliação do filme lacrimal – em casos de alterações tanto na produção quanto na drenagem da lágrima, alguns sinais e sintomas podem surgir, tais como: lacrimejamento excessivo, embaçamento visual, presença de secreção nos olhos e sensação de olho seco.
2) Sondagem e irrigação das vias lacrimais – sao indicados para determinarem o exato sítio de obstrução das vias lacrimais
3) Dacriocistografia ou Cintilografia das Vias Lacrimais – exame de imagem das vias lacrimais, que através de um contraste, permite identificar com precisão o nível e/ou grau de obstrução (parcial ou total) da via lacrimal excretora.