Crosslinking para Ceratocone

Crosslinking de Córnea (CXL) é o mais recente método utilizado para o tratamento do Ceratocone e Ectasias de córnea. O procedimento consiste na aplicação de riboflavina (vitamina B2) que, associada à luz ultravioleta A (UVA), cria novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea, aumentando sua resistência e rigidez. Esta nova terapia fortalece a córnea e inibe a progressão do ceratocone em mais de 90% dos casos, evitando sua evolução para transplante de córnea.

– Ceratocone (principal indicação);
– Degeneração pelúcida;
– Ectasia corneana pós lasik;
– Úlcera de córnea e processos de melting;
– Ceratoplastia bolhosa;
– Infecções corneanas.

O procedimento é realizado dentro do bloco cirúrgico sob anestesia tópica com colírio anestésico.

O epitélio da córnea é removido e gotas de colírio de Riboflavina a 0.1% são aplicados em sua superfície várias vezes até que a córnea esteja totalmente impregnada por ele.

A seguir, o paciente é colocado deitado e é iniciada a emissão de UVA sobre a superfície embebida pela Riboflavina por cerca de 30 minutos.

O pigmento amarelo da Riboflavina absorve a luz UVA, protegendo as estruturas internas do olho, tornado-se um procedimento muito seguro, nos casos indicados.

A seguir é colocada uma lente de contato que será retirada após 3-4 dias, ou seja, quando finalizar a cicatrização do epitélio corneano.

A córnea, através do CXL, tem sua resistência e rigidez aumentada, tão logo termina a aplicação da luz ultravioleta e esta resistência se acentua ainda por alguns dias após o término do procedimento.

Como resultado final a progressão do ceratocone ou a evolução da ectasia corneana é interrompida em mais de 90% dos casos.

Conclusão

O Crosslinking Corneano é um procedimento que não cura o ceratocone, mas deverá ser utilizado nos casos em evolução, com o objetivo de evitar a sua progressão para estágios mais avançados, nos quais o transplante de córnea é indicado.

×