O “Teste do Olhinho”, ou do Reflexo Vermelho é um teste simples, não necessita de colírios na maioria das vezes e deve ser realizado de rotina em todo recém-nascido, pois é capaz de identificar as principais causas de cegueira na infância.
Muitos pais solicitam ao nascimento de seus filhos, o “teste do pezinho”, porém, na maioria das vezes não indagam sobre o “teste do olhinho”. Como consequência estima-se que existam 400.000 crianças cegas no mundo. Tais sequelas seriam prevenidas em grande parte se o problema fosse tratado no tempo certo. Com o intuito de serem diminuídos estes números, foi criada em alguns estados, incluindo o estado de São Paulo, uma lei que exige a realização do “Teste do Reflexo Vermelho” em todos os recém-nascidos.
As doenças detectáveis com o “TESTE DO OLHINHO” são: Catarata Congênita, Glaucoma Congênito, Tumores Malignos como Retinoblastoma, Retinopatia da Prematuridade, Opacidades Congênitas da Córnea, entre outras.
Atenção especial deve ser dada aos bebês prematuros e de baixo peso, pois é importante a realização de um EXAME OFTALMOLÓGICO completo (com dilatação de pupilas), pois o “teste do olhinho” é apenas um exame de triagem, desta forma, muitos pediatras encaminham o recém-nascido para o oftalmologista logo após o nascimento.