Toxina Botulinica (Botox®)

A Toxina botulínica é uma substância líquida, estéril e liofilizada, produzida pela bactéria Clostridium botulinium do tipo A. O Botox® é aplicado diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma e rejuvenescida.

Sim, o Dysport® e o Prosigne®. Ambos são toxinas botulínicas, mas com sínteses diferentes, porem na clínica fazemos a opção pelo BOTOX®.

Como age?
Quando usada para fins médicos, pequenas doses podem bloquear a liberação pelas células nervosas de um químico chamado acetilcolina, o qual sinaliza a contração muscular. Desta forma, as linhas de expressão são suavizadas em poucas semanas, relaxando a contração do músculo e impedindo que a pele dobre e forme os vincos que depois formam as incômodas rugas.

A aplicação da toxina botulínica deve ser realizada apenas por médicos e pode ser feita no consultório. A toxina está indicada para proporcionar uma expressão serena para quem tem rugas entre os olhos e combater pés-de-galinha e rugas da região frontal. Os resultados começam a aparecer em cerca de 48 horas e atingem o efeito máximo em 2 semanas. A sua duração é em média cinco meses.

A aplicação de Botox® dói?
A maioria das pessoas relata que é perfeitamente suportável a sensação da picada. De qualquer forma, utilizamos anestésicos locais à base de sprays ou pomadas 30 minutos antes do procedimento o que diminui muito a sensibilidade.

Costumam aparecer hematomas depois da injeção?
É muito raro, mas quando acontece é bem discreto e rapidamente resolvido.

O Botox® congela a expressão?
Quando bem indicado não. Com a injeção de Botox® o paciente ganha um aspecto descansado e rejuvenescido.

O Botox® proporciona um rejuvenescimento facial importante, podendo ser aplicado no consultório, e com resultados satisfatórios em poucos dias. Mas é preciso selecionar bem o paciente, pois para aqueles que apresentam uma flacidez excessiva, a cirurgia pode estar indicada.

A partir de qual idade pode-se usar o Botox®?
Não existe uma idade inicial, a indicação está correta a partir do momento em que as rugas aparecerem ao sorrir, ficar bravo, sério, preocupado e estiverem incomodando esteticamente.

O paciente pode voltar às suas atividades normalmente, porem no período de quatro horas após a aplicação o paciente deve evitar deitar, fazer ginástica e movimentar-se em exagero. O paciente deve evitar também o sol até 48 horas após o procedimento.

Existe contraindicação para o uso do Botox®?
Sim, a toxina botulínica não pode ser usada por gestantes e pessoas sensíveis à substância ativa.

×