Transplantes de Córnea

O que é Transplante de Córnea?
Quando a córnea perde sua transparência por cicatriz, edema, trauma, opacidades e a visão é reduzida, o transplante de córnea pode ser a solução para o restabelecimento da visão. O transplante de córnea é uma cirurgia onde se faz a troca da porção central da córnea doente por uma córnea sadia doadora. A córnea é a parte mais superficial do olho, transparente, como o se fosse o “vidro de um relógio”. No transplante de córnea somente a córnea é substituída, as demais estruturas internas do olho permanecem preservadas (Íris, cristalino, retina).

Ceratocone
Ceratopatia Bolhosa pós-cirurgia de catarata
Opacidades de Córnea
Distrofia de Fuchs
Infecções

Quais os tipos de Transplante de Córnea?
A Córnea possui uma espessura de aproximadamente 550 micras (0,55mm). Quando no transplante toda sua espessura é removida (todas suas camadas) denominamos: Transplante Penetrante de Córnea. Esta é a forma mais utilizada no Brasil.

Atualmente está ganhando cada vez mais espaço os chamados Transplantes Lamelares, que consistem de troca de apenas algumas camadas da córnea, preservando a parte da córnea que ainda está boa. Basicamente existem duas formas: O Transplante Lamelar Anterior (superficial ou profundo) e o Transplante Endotelial.

As principais vantagens dos transplantes lamelares são a recuperação mais rápida da visão e a menor chance de rejeição. Contudo, em muitos casos, o transplante penetrante ainda é a melhor opção.

Corte histológico da Córnea demonstrando os tipos de transplantes.

×